Este exemplo vem da Ilha da Madeira e bem que poderíamos adotar no Brasil para melhorá-lo na classificação de competitividade no Turismo.
Foi criado pela Secretaria Regional de Turismo um distintivo turístico que atesta a preocupação ambiental das empresas ligadas ao Turismo, é o "Estabelecimento Amigo do Ambiente".
A idéia é "prestigiar e incentivar as boas práticas ambientais na área do turismo" para dar à região uma característica de diferenciação, competitividade e qualidade, num mercado com crescente preocupação ambiental.
OS níveis são: Excelência: Amigo do Ambiente; Ouro: Aliado do Ambiente e Prata: Atitude Ambiental. Estes níveis de classificação podem ser dados a todos os empreendimentos turísticos, agências de viagens, empresas de animação turística e restaurantes e bares daquela região.
A Direcção Regional do Turismo irá conduzir os procedimentos de atribuição, acompanhamento e fiscalização da utilização do distintivo. E a atribuição do distintivo depende do grau de qualidade e eficiência ambiental que o estabelecimento apresentar, em função dos critérios estabelecidos e que assentam em parâmetros como a integração na vertente natural e social, os recursos energéticos e hídricos, a gestão ambiental e inovação, os serviços e a formação. Mais detalhes aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário