Viageiro.com ....................................... Guiacidades....................................... Política de Privacidade

terça-feira, 19 de maio de 2009

Hotel Fazenda 4

... hotel fazenda 3...

Estamos apenas fazendo um pequeno relato do desenvolvimento histórico deste meio de hospedagem. Ao menos do nosso ponto de vista.

Então, seguimos
nosso relato sobre as modificações colocadas nos meios de hospedagem chamados de Hotel Fazenda, nascidos nas antigas Fazendas com suas amplas e magníficas casas.

A evolução se impõe a tudo, afinal não são todos os que querem curtir a vida no campo e ao mesmo tempo ter que se ver hospedados numa casa antiga e tradicional, sem os requintes de conforto da vida moderna.

A evolução, como já dissemos, passou também pelas adaptações feitas para a hospedagem propriamente dita, com a construção de pequenos prédios na forma de cabanas ou chalés para dar suporte e ampliar a capacidade das Casas originais das Fazendas.

Depois vieram os laguinhos construídos e seus pedalinhos. O pesque pague teve sua passagem também nas fazendas. Agora, no entanto, já temos fazendas pós modernas, quase surrealistas para visão de alguns, seguidores de Dali.

Navegando na internet ou mesmo vendo outdoors nas estradas, constatamos que alguns empreendimentos chamados de Hotel Fazenda, tem edificados o que se costuma chamar verdadeiramente de Edifícios!

Prédios de até 5 pavimentos e alguns com a fachada toda envidraçada. Algo que se parece com os Edifícios do Ministério da Fazenda espalhados pelas grandes cidades do Brasil. Prédios que mais parecem centros empresariais do que fazendas. Aliás, correção, do que Casas de Fazenda.

Mas aqui cabe uma auto correção: estes empreendimentos nunca venderam a idéia de Casas de Fazenda, nem mesmo da Fazenda tradicional como conhecemos da história. Vendem apenas a idéia de se estar distante dos grandes centros, em prédios com alto conformto e modernidade, com todos os equipamentos que a vida moderna nos proporciona, porém sem vizinhos. Hum, será que seria isto? Ou seria, com uma magnífica vista do campo, sem praia ou cidade no entorno?

Ainda não sei a resposta. Visitei alguns destes empreendimentos, ao vivo ou via contatos de telefone ou internet, mas não consegui captar a idéia que embasa tal modalidade de meio de hospedagem. Se não tivessem a conotação de Hotel Fazenda, ficaria mais fácil de entender, mas da foma que se colocam, a coisa fica um pouco confusa. Ao menos para quem ainda tem na memória a idéia das antigas Fazendas com sua vida mansa e longa, onde a contemplação das paisagens era atrativo mais que suficiente. Onde o tempo fez história, onde o infinito está!

Viageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário