Que é o Turismo e quem é o Turista?
O Turismo é uma atividade interessante, rentável, gera empregos. E se faz através do deslocamento, de um só dia ou de um longo período, de pessoas. E esta pessoas, chamadas então de Turistas, podem sair de seus locais de vida para satisfazer as mais variadas necessidades ou desejos.
Desde a busca de satisfazer
necessidades profissionais ou fazer compras, até a busca do prazer de desfrutar de novas paisagens ou convivências renovando suas energias, sua vida, seu bem estar.
Chego a arriscar dizer que o Turismo preserva, em muitos casos, a sanidade. Ou pode ajudar a tal fim. Eu, de forma muito particular, me considero um ser móvel por demais e ficar parado sem viagens ou mesmo pequenos passeios, poderia me causar problemas.
Temos então o Turista. E o Atrativo Turístico? Lugar que oferece algum diferencial em relação aos outros e que faz com que pessoas - Turistas, queiram visitar, conhecer, buscar.
Quem é que faz o Turismo então? O Turista. Que é qualquer pessoa. Toda a pessoa que busca sua satisfação ao sair em busca de algum lugar, coisa, visual, astral, que lhe toque de forma positiva.
E o Atrativo Turístico o que é? Pode ser uma montanha, um lago, uma praia. Coisas naturais. Pode ser uma cidade, uma biblioteca, um museu. Coisas construídas. Pode ser a alegria de uma cidade, sua aura de felicidade, seus sons, sua música, sua história. Coisas... é... naturais? Construídas? Pois agora, interessante este pensar. Mas não importa muito agora. O fato é que o Atrativo Turístico é aquilo que atrai as pessoas e as motiva a deslocamentos para viver, vivenciar, conviver com o que lhes vai dar satisfação à algum desejo.
Cabe então pensarmos no fato de que podemos aproveitar os Atrativos Naturais já existentes ou podemos construir Atrativos que tragam as pessoas, então Turistas, à nossa cidade, região ou país. E neste particular, me parece que muitos destinos sofrem do problema de ter tantos e tão belos Atrativos Naturais.
Sofrem sim, foi o que eu de fato escrevi. Há locais no mundo, inóspitos, não belos, inicialmente não atrativos, onde as pessoas constroem coisas que atraem Turistas. Criam uma indústria do Turismo numa região que poderia ser dita desprovida de Atrativos.
Outros lugares tem tanto, mas tanto em belezas e recursos naturalmente belos e turísticos, que esquecem de fazer um algo mais, uma melhor estrutura, dar um melhor atendimento, criar mais convivências, criar a aura que bem envolve os locais mágicos. Aqueles locais que as pessoas procuram mesmo sem saber o motivo. É onde recarregam suas energias, onde vivem bons momentos, onde convivem.
Porque há lugares que nos atraem e outros nem tanto? Porque há praias, mesmo belas, em que não temos vontade de voltar? Porque há pequenas cidades, aparentemente totalmente turísticas, mas que não atraem em nada?
Vamos pensar nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário