Uma obra magnífica, suntuosa, bela. O prédio foi construído em três épocas distintas, recebendo as influências de cada situação em sua arquitetura. A primeira fase considero a mais bonita, a segunda seguiu de muito perto esta, ficando bastante alinhada com os
conceitos arquitetônicos e artísticos. A terceira fase da obra já foi feita no período de uma arquitetura menos bela, quando se faziam prédios utilitários, desprezando-se a beleza da obra com seus acabamentos mais elaborados, focando apenas sua utiidade.
O conjunto, emtretanto, é muito bonito. A visita é imperdível e imaginar tudo aquilo funcionando há alguns anos, décadas de quarenta a 70, é um exercício de criação mental muito bom. Não vi fotos destas épocas, mas tenho curiosidade.
Há no prédio o Museu Ir Luiz Gartner, uma justa homenagem a este religioso que dedicou sua vida à natureza e ao trabalho com a instalação e manutenção do museu. No entanto, não estava acessível no horário em que lá estivemos. Notícias de que tal espaço será ampliado, pois hoje são expostas cerca de 1000 peças de um total que passa de trinta mil.
Todo o espaço urbanizado à volta é apreciável, apresenta o bom gosto característicos destes lugares e o tempo dedicado ao cultivo como se fosse uma demosntração de fé na terra, na vida, na arte, na beleza.
Visita imperdível!!!
Conheça mais de Corupá no Viageiro
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário